Administação Pública

Em respeito a Corpus Christi, Prefeitura não terá expediente nos dias 30 e 31 de maio

Serviços essenciais seguem mantidos e rotina volta ao normal na segunda-feira (3 de junho)

Na quinta e na sexta-feira da próxima semana (30 e 31 de maio), não haverá expediente na Prefeitura de Sorriso em respeito a Corpus Christi, festa cristã celebrada 60 dias depois da Páscoa e sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

Assim como o Paço, secretarias municipais e outras repartições ligadas à Administração Municipal também estarão fechadas nestes dias, como o Ganha Tempo, por exemplo. 

Confira o funcionamento por setores, lembrando que serviços essenciais seguem mantidos :

Assistência Social

As unidades da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São José, São Domingos e Praça CEU, assim como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar, não terão expediente no feriado. No entanto, o Creas e o Conselho Tutelar poderão ser acionados pelos telefones de plantão: o 99637 7258 (Creas) e o 99915 9077 (Conselho Tutelar).

 

Educação

Nas unidades escolares municipais, também não haverá aula nestes dias, como já previsto no calendário escolar.

 

Saúde

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) organizou a seguinte escala de atendimento para o período:

- A Upinha da Zona Leste; a UPA Sara Akemi Ichicava; a Farmácia Central Takeo Watanabe e o SAMU seguem com atendimento 24 horas, todos os dias. Para contatar o SAMU basta ligar 192;

- Vale lembrar que os 29 PSFs do Município, o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e as demais Farmácias Cidadãs voltam a atender normalmente na segunda-feira (3 de junho).

 

Limpeza Urbana

No feriado, as equipes de coleta de lixo doméstico, de resíduos sólidos, assim como de recicláveis (a coleta seletiva) trabalharão normalmente. Vale o reforço para que, na quinta-feira (30), os recicláveis devem ser dispostos para coleta no início da manhã, visto que a equipe atuará em horário reduzido. Esta regra deve ser adotada sempre: colocar os resíduos na calçada bem cedinho!

 

Trânsito e Defesa Civil

A Guarda Municipal de Trânsito (GM) segue com plantão pelo 153 e pelo 66 99668 2034 nas 24 horas do dia, todos os dias. Já a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) pode ser acionada, também nas 24 horas do dia, pelo 199 ou pelo 66 99668 2062. 

Ruas interditadas 

Vale lembrar que, por conta da tradicional procissão de Corpus Christi, algumas ruas e avenidas serão temporariamente bloqueadas para o trânsito de veículos no período da manhã da quinta-feira (30).

Na região da Igreja Matriz, cujas missas estão sendo temporariamente realizadas no Ginásio de Evangelização São Pedro (Gesp), será interditada, logo no início da manhã, a Avenida Natalino Brescansin, no trecho compreendido entre a Rua Marechal Cândido Rondon, a Avenida dos Imigrantes e a Rua Rui Barbosa.

A Igreja São José, no Jardim Primavera, também realizará procissão e, por conta disso, o trânsito ficará fechado na região das ruas Floriano Peixoto, São João, Travessa das Orquídeas e Perimetral Noroeste.

Na São Miguel Arcanjo, o cortejo sairá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi, sentido Rua Lupicínio Rodrigues, até a Rua das Videiras, Travessa Aquário, retornando à Avenida Luiz Amadeu Lodi, até as dependências da igreja.

Na Rainha da Paz, o trajeto começa pela Rua das Mangabas, sentido à Rua Jorge Amado, seguindo pela Rua São Silvestre, retornando até a rua José de Alencar, até as dependências da igreja.

Vale a recomendação de que condutores que, se possível, adotem rotas alternativas e redobrem a atenção ao passar nas proximidades destes locais, garantindo assim a plena segurança de todos.

 

Transporte Coletivo

Na quinta-feira (30), os ônibus do transporte coletivo não rodam, mas o serviço volta a ser ofertado normalmente na sexta-feira (31).

 

Comércio 

Conforme prevê a Lei da Liberdade Econômica, e reforça a Lei Municipal 3.199 /2021, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas aos domingos e feriados, devendo considerar somente as questões trabalhistas, como pagamento de horas-extras, por exemplo.

 

Próximos feriados

XI – 29 de junho (sábado) São Pedro - Padroeiro de Sorriso - feriado municipal;

XII - 07 de setembro (sábado) Independência do Brasil - feriado nacional;

XIII – 12 de outubro (sábado) Nossa Senhora Aparecida - feriado nacional;

XIV - 28 de outubro (segunda-feira) dia do Servidor Público – ponto facultativo;

XV – 02 de novembro (sábado) dia de Finados – feriado nacional;

XVI – 15 de novembro (sexta-feira) Proclamação da República - feriado nacional;

XVII - 20 de novembro (quarta-feira) Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - feriado nacional;

XVIII – 25 de dezembro (quarta-feira) Natal – feriado nacional.

Tags

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Internet